gestão financeira pessoal

Aprenda a ser dono do próprio dinheiro e desenvolva técnicas para multiplicá-lo.

Engana-se quem acredita que uma boa gestão financeira pessoal é simplesmente poder pagar as contas em dia, planejar as férias de fim de ano ou comprar um celular de última geração.

A real gestão financeira exige muito mais do que isso, estando mais relacionada com planejamento, organização e administração inteligente do tempo e do dinheiro.

Desse modo, trilhar esse caminho exige sabedoria e estudos na área.

“Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros” (Benjamin Franklin)

 Assim, de acordo com a citação de Benjamin Franklin, pode-se dizer que investir em conhecimento sobre educação financeira traz muito mais lucro do que investir na bolsa de valores sem instrução.

Por isso, preparamos essa lista com 5 livros que vão te guiar, passo a passo, para a autonomia financeira, abrangendo desde o planejamento e as economias, até as técnicas para ficar rico.

1. Como Organizar Sua Vida Financeira – Gustavo Cerbasi

 

Saber como organizar seus gastos e lucros é o principal pilar para uma boa gestão financeira. Esse é o tema abordado no livro “Como Organizar Sua Vida Financeira”, escrito por Gustavo Cerbasi, autor considerado grande referência no tema.

Na obra, Gustavo se propõe a ensinar cidadãos comuns a desenvolver sua inteligência financeira, sem ajuda de um consultor, e tudo isso por meio do autoconhecimento das despesas familiares.

Assim, o livro apresenta a diferença entre os gastos básicos, mais frequentes, e os gastos eventuais, de modo que fique mais fácil a realização e prática de um orçamento mensal.

Dessa forma, essa recomendação de leitura é essencial tanto para quem está buscando sair do sufoco quanto para aqueles que querem começar a investir na Bolsa, pois o primeiro passo para tudo, é a educação financeira.

Como Organizar Sua Vida Financeira - Gustavo Cerbasi

2. Me Poupe! – Nathalia Arcuri

O livro “Me Poupe!”, escrito por Nathalia Arcuri ensina que além de aprender como planejar um orçamento, entender como poupar dinheiro sem passar nenhum tipo de vontade faz parte da trilha do conhecimento das finanças pessoais.

Dessa forma, a autora afirma que independente da situação, sempre há uma forma de fazer economias, o que ela ensina através de 10 etapas simples, desmistificadas nos 11 capítulos de sua obra.

Dentre as principais técnicas contidas no livro, há quatro passos cruciais para a liberdade financeira, sendo eles, se conscientizar sobre a mudança de hábitos, aprender a controlar as finanças por meio de metas, aprender a dividir em percentual tudo que ganha e entender como funcionam os investimentos.

Guiado pela mudança de atitude apresentada por Nathalia é possível enxergar as finanças de uma nova maneira, fazendo com que o dinheiro deixe de ser um inimigo e passe a trabalhar para você.

Me Poupe! - Nathalia Arcuri

3. Nunca Mais Fique Sem Dinheiro – Jesse Mecham

Chegar ao fim do mês com a conta bancária no azul é um sonho do qual muitas pessoas compartilham. Mas, muitos ainda passam o mês contando centavos, uma insegurança geradora de estresse e problemas de saúde.

A leitura de “Nunca Mais Fique Sem Dinheiro” te guia na descoberta das mágicas que o bom gerenciamento do dinheiro pode fazer, para que você passe a levar a vida da maneira que sempre quis, com a tranquilidade que merece ter.

O autor Jesse Mecham se propõe a ensinar como deve ser a criação de um sistema funcional de tomada de decisões e de uma nova mentalidade, para que as pessoas possam realizar aqueles sonhos que até então não haviam saído do papel.

A proposta é bem fácil, e se baseia em quatro regras primordiais que devem ser feitas sucessivamente, sendo elas, estabelecer as prioridades da sua vida, definir metas, redefini-las ao longo da jornada e, por fim, chegar ao final do mês com o saldo positivo.

Nunca Mais Fique Sem Dinheiro - Jesse Mecham

4. Pai Rico, Pai Pobre – Robert Kiyosaki

A nossa quarta recomendação de leitura, “Pai Rico, Pai Pobre”, vai mostrar como a ambição tem o papel de projetar um pensamento de crescimento. Robert Kiyosaki busca, com isso, não só ensinar como ser financeiramente independente, mas também, a como se tornar rico.

Por meio das dicas de educação financeira contidas no livro, é possível entender a importância da aprendizagem de temas como investimento, contabilidade e empreendedorismo desde a infância.

O ponto principal levantado pelo autor é a “alfabetização financeira”, sendo essa a compreensão de termos como passivo, algo que põe dinheiro no bolso, ativo, algo que tira esse dinheiro do bolso, e fluxo de caixa, o ciclo de entrada e saída de dinheiro. Temas que não são abrangidos pela educação tradicional.

Assim, a leitura dessa obra se torna um grande investimento que você pode fazer em si mesmo.

Pai Rico, Pai Pobre - Robert T. Kiyosaki

5. Financial Freedom – Grant Sabatier

 

Financial Freedom”, termo que em português tem por tradução liberdade financeira, é o nome do livro de Grant Sabatier que mostra o caminho para o desafio da autonomia financeira.

A obra é baseada em um relato do próprio autor que em um período de 5 anos saiu de US$2,26 de saldo na conta bancária, quando perdeu seu emprego, para US$1,25 milhões, se tornando especialista em finanças.

Grant Sabatier diz que uma das funções de seu livro é, além de ensinar sobre finanças, ajudar pessoas a se aposentarem mais cedo, fazendo-as compreender que a verdadeira liberdade financeira é poder fazer o que quiser com o próprio tempo.

Assim, uma leve alteração de mentalidade e planejamento podem não te fazer ter um milhão em cinco anos, mas podem te levar longe!

Financial Freedom - Grant Sabatier

Faça Tempo e Dinheiro!

Ser um bom gestor financeiro vai muito além de poupar dinheiro e ficar rico. Gerir com eficiência é ter autonomia com o próprio dinheiro e tempo para desfrutá-lo.

Esperamos que após a leitura dessas recomendações você se sinta preparado para trilhar o caminho da educação financeira e se livrar das amarras do dinheiro.

Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!