planejamento contábil

Planejamento contábil. O planejamento contábil é uma ferramenta essencial para facilitar a gestão empresarial, fornecendo informações valiosas para subsidiar a tomada de decisões.

Deve ser elaborado desde os primórdios do empreendimento e ser atualizado periodicamente, conforme a necessidade do negócio e mudanças de mercado.

O planejamento precisa ser colocado em prática de modo contínuo e sistemático para proporcionar bons resultados e garantir o crescimento da empresa.

As legislações são complexas e sofrem alterações frequentes, atordoando a vida dos empresários. Sabendo disso, a contabilidade elabora uma série de ações que otimizam os processos da empresa e auxilia os gestores a atender às exigências legais, atuando como um escudo protetor contra ações fiscais e trabalhistas.

Neste artigo você aprenderá a elaborar um bom planejamento.

Como elaborar um plano contábil?

Cada segmento empresarial possui suas peculiaridades na hora de elaborar o seu planejamento, contudo, algumas práticas são universais e devem ser implementadas em qualquer negócio. Confira agora!

Metas: são importantes para direcionar o planejamento. Defina as prioridades e determine a estratégia, as ferramentas e os procedimentos necessários para alcançá-las.

Organização de documentos: um bom planejamento exige organização de todos os registros, lançamentos e demais documentos contábeis.

Como são armazenados os contratos da sua empresa? Como as entradas e as saídas de recursos são registradas? Se essas respostas não estiverem bem definidas, significa que você precisa aprimorar a sua organização.

Controle de contas a pagar e a receber:  manter o controle sobre as contas a pagar e a receber permite uma visão global e precisa de todos os compromissos financeiros da companhia, possibilitando fazer análises históricas e prospectivas.

Calendário de tributos: faça um calendário com todas as obrigações tributárias e suas respectivas datas de pagamento. Esse procedimento auxilia a gestão financeira da empresa e evita o esquecimento dessas obrigações.

Análise de resultados: toda estratégia precisa ser avaliada para mensurar a evolução e identificar a necessidade de ajustes no planejamento.

Como realizar o controle contábil?

O controle contábil fornece o retrato da situação patrimonial da empresa, ajuda a traçar e analisar metas de desempenho, minimiza os riscos do negócio e aponta os ajustes necessários para o sucesso da atividade.

Para um monitoramento eficiente, tenha em seus registros:

  • Saldo inicial: o valor que a empresa tem em caixa;
  • Entradas: valores que a empresa recebe, deve-se detalhar a origem da receita, a data de recebimento e o meio de pagamento;
  • Saídas: representam a saída de recurso da empresa, os valores pagos;
  • Custos: representam os gastos necessários ao desenvolvimento da atividade, por exemplo, mão de obra, energia e matéria-prima;
  • Saldo operacional: valor obtido do saldo entre entradas, custos e saídas de recursos;
  • Saldo final:  representa a diferença entre o saldo inicial e as movimentações do período.

 Qual é a função do controle contábil?

Para todo empreendimento, seja um microempreendedor ou uma grande corporação, o controle contábil é fundamental para controlar a saúde financeira da empresa.

Em prol de um monitoramento eficiente, o controle contábil deve registrar todas as movimentações fiscais, trabalhistas e financeiras da organização. Apenas ciente de todas as entradas e saídas de recursos será possível avaliar o real cenário da empresa.

Os relatórios com informações sólidas e confiáveis permitem um diagnóstico assertivo para embasar a tomada de decisão, além disso, fornece uma visão completa sobre as movimentações financeiras realizadas pela empresa e auxilia no cumprimento das exigências fiscais.

Planejamento tributário

O planejamento tributário deve estar inserido no plano contábil da empresa. Por meio das informações obtidas pelo controle contábil, deve-se identificar os dados referentes ao faturamento, receitas e despesas e verificar, se o regime fiscal está adequado e se a empresa está em dia com as obrigações principais e acessórias.

Planejamento estratégico

O planejamento estratégico é aquele definido logo no início do empreendimento, quando o empresário idealiza o negócio, define onde quer chegar, identifica os recursos financeiros, humanos e tecnológicos necessários e estabelece as metas e objetivos de curto, médio e longo prazo.

O alinhamento entre o plano contábil e o planejamento estratégico, é fundamental para aprimorar a gestão e gerar melhores resultados.

Embasado no histórico de registros, o empresário será capaz de compreender a situação atual do empreendimento e comparar com a situação desejada, sendo possível elaborar ações específicas para alcançar a situação desejada.

Planejamento de custos

O planejamento de custos está relacionado ao controle de todos os gastos referentes a atividade produtiva, por exemplo, matéria-prima, embalagens, mão-de-obra, tributos, dentre outros. Com a análise desses registros, é possível prever os gastos ao longo de um período e prever a receita necessária para honrar esses compromissos.

Dessa forma, o planejamento de custos orienta as ações para a redução de custos, como o corte ou substituição de materiais, auxilia a entender melhor o custo do processo produtivo e precificar corretamente os produtos ou serviços prestados.

Solução para garantir a boa gestão do planejamento contábil

O avanço tecnológico nos últimos anos impactou o universo contábil, a forma de enviar arquivos para o Fisco, demonstrativos digitais e NF-e são alguns exemplos dessa influência.

Empresas que trabalham com um sistema de gestão devem explorar o módulo contábil do software, pois, ele é capaz de otimizar os processos e realizar registros detalhados e gerar informações fidedignas para o departamento de contabilidade.

Contabilidade empresarial

A organização promovida pelos profissionais contábeis possibilita direcionar os esforços para as atividades que trazem maior resultado e contribui para a gestão empresarial como um todo:

  • Orienta as estratégias da empresa para que os custos permaneçam sob controle e as receitas cresçam conforme o planejado;
  • Fornece informações valiosas para a tomada de decisão;
  • Fornece o suporte necessário para que todos os setores tenham um planejamento adequado;
  • Mantém a conformidade com as exigências legais;
  • Controla o fluxo de caixa e realiza projeções futuras.

A Contmais Assessoria garante o melhor planejamento contábil para o seu negócio. Nossa plataforma conta com ferramentas exclusivas para que alcance a qualidade máxima na sua gestão contábil.

Não se preocupe com as atualizações da legislação fiscal, obrigações tributárias e demonstrações obrigatórias, nós cuidamos disso para você!

Clique aqui e converse com nossos consultores!

Somos uma empresa de contabilidade com profissionais altamente qualificados. Nossa missão é prestar um atendimento eficiente e fornecer soluções de qualidade, gerando diferencial competitivo para os nossos clientes e colaboradores.