Contabilidade Industrial. Entenda o que é e como aplicar.

Ainda tem dúvidas sobre o que é a contabilidade industrial e como aplicá-la? Então esse artigo foi feito para você.

Todas as empresas possuem custos ou gastos que precisam ser analisados.

A partir do levantamento e estudo desses custos, é possível entender onde estão as oportunidades de melhoria da empresa e tomar decisões mais assertivas.

Entenda aqui o que é a Contabilidade Industrial ou Contabilidade de Custos e como aplicá-la em sua empresa.

O que é Contabilidade Industrial

Também conhecida como contabilidade de custos, a contabilidade industrial permite a análise de todos os gastos ou custos da empresa para permitir a implementação de melhorias e embasar a tomada de decisões sobre os gastos.

Esse tipo de contabilidade faz um levantamento de como os gastos são direcionados na empresa, dentre mão de obra, matéria-prima, materiais de escritório, etc.

Além de listar os gastos, são levantados os resultados esperados com os custos da empresa.

A contabilidade de custos é uma ferramenta gerencial, cuja principal característica é o levantamento de todos os dados de custos envolvidos na empresa, permitindo a apuração de resultados de investimentos e gastos.

Essas informações geradas pela contabilidade industrial auxiliam no processo decisório da empresa, e também no planejamento estratégico.

Objetivo da Contabilidade Industrial

O principal objetivo da contabilidade industrial é responder à pergunta: qual é o custo de determinado produto para sua empresa?

E ao se falar de custo, está se falando também dos retornos que esse produto dá à sua empresa. O valor despendido é justificável?

Para além de um produto específico, a contabilidade industrial permite analisar a viabilidade econômica do seu negócio. Além disso ela permite muito mais do que olhar para trás e identificar os acertos e equívocos.

A contabilidade industrial permite também fazer um planejamento dos gastos futuros a partir de uma projeção de vendas. Ou seja, a contabilidade industrial pode embasar o planejamento de custos.

Decisões como investimentos em promoções (inclusive para zerar estoque), descontinuidade de produtos e serviços ou aumento de investimento nos mesmos podem ser tomadas a partir dos dados fornecidos pela contabilidade industrial.

Benefícios desse tipo de contabilidade

A contabilidade industrial permite uma visão mais ampla e organizada dos custos de uma empresa, facilitando a previsão de gastos, permitindo a identificação de sazonalidades, embasando previsões e promovendo melhorias e ajustes para que a empresa aumente seus lucros e sua eficiência.

Ao controlar os gastos, o gestor consegue otimizar suas margens de lucro, investindo naquilo que lhe dá mais retorno, identificando produtos, departamentos ou ações que geram prejuízo para eliminá-los e aprimorando as formas de gastos.

Olhar para o faturamento sem olhar para os gastos pode significar abrir mão de quantidades significativas de lucro, além de poder ser posteriormente causa da falta de sustentabilidade de uma empresa.

Isso porque, se os custos não são analisados, produtos ou ações que sejam economicamente inviáveis podem não ser contidas em tempo hábil para evitar maiores danos à empresa.

Ao se fazer o levantamento de custos, eles podem ser divididos em custos diretos ou custos indiretos.

Custo direto. É aquele diretamente relacionado a determinado produto ou serviço, como a matéria-prima, por exemplo.

Custo indireto. São custos que dão suporte à empresa ou mesmo a produtos e serviços, sem que possam ser diretamente relacionados a eles, como por exemplo os gastos com marketing e equipes administrativas.

Além disso, os custos levantados pela contabilidade industrial também podem ser variáveis ou fixos.

Custos variáveis. São custos que dependem da produção da empresa para variar para mais ou para menos. Eles fazem parte dos custos diretos de produção, como a matéria-prima, e por isso variam proporcionalmente à variação de produção.

Custos fixos. São custos que não variam de acordo com a produção, sofrendo variações periódicas e com eventos específicos. Por exemplo, o aluguel do espaço de sua empresa ou o gasto com a folha de pagamento são custos fixos. Em geral, trata-se de custos indiretos.

Aplicando a Contabilidade Industrial em sua empresa

A Contabilidade Industrial deve ser constante, mas precisa começar em algum ponto. Por isso, enumeramos alguns passos para se implementar a contabilidade industrial em sua empresa logo abaixo.

  1. Liste todos os custos existentes em sua empresa. Você pode fazer isso por departamento ou produto para facilitar a posterior classificação, mas é importante que todo e qualquer custo ou gasto seja contabilizado para se entender os impactos de determinados produtos e atividades em seu orçamento.
  1. Classifique os gastos de acordo com o produto. Classificando os gastos por produto, é possível identificar seus custos diretos e o custo médio de produção. Assim, decisões sobre investimentos, continuidade ou descontinuidade de produtos são feitas de forma mais assertiva.
  1. Compare o custo direto do produto com seu custo de venda. Qual é a contribuição que esse produto te traz? Vale a pena manter sua produção com a margem de lucro que se está tendo? Existe outro produto em que você consegue uma margem de lucro maior?
  1. Encontre o ponto de equilíbrio de cada produto. Com o levantamento dos custos e da margem de lucros, é possível calcular o ponto de equilíbrio, que nada mais é do que a quantidade de unidades você precisa vender de determinado produto para igualar receitas e despesas. Com esses dados, você fará a projeção e as metas de venda.
  1. Tenha um planejamento estratégico e objetivos. A Contabilidade Industrial não é uma caça às bruxas em sua empresa. Tenha objetivos claros e um planejamento estratégico para a Contabilidade Industrial. Assim, além de os melhores resultados possíveis serem obtidos em sua contabilidade industrial, serão evitados sentimentos negativos nos funcionários sobre essa ferramenta gerencial em sua empresa.

Aplicar a Contabilidade Industrial é fundamental para manter a lucratividade de sua empresa. Essa tarefa não precisa ser um problema, contudo.

Conheça a assessoria contábil Contmais. Faça uma Contabilidade Industrial perfeita com assessoria para tomar decisões assertivas para sua empresa e aumentar seus lucros ao máximo.

Clique aqui e conheça agora mesmo a Contmais.