iso-9001

Fundada há 12 anos pelas sócias Neide Nascimento e Cláudia Di Fonzo e com uma equipe de mais de 30 colaboradores, a Contmais Assessoria Contábil se diferencia em seu segmento pela excelência no atendimento e o rigor em todas as etapas dos processos contábeis. Todo este trabalho segue a padronização de normas internacionais previstas no Sistema de Gestão da Qualidade da certificação ISO 9001, concedida a menos de 2,18% das empresas brasileiras.

A persistência das sócias pela qualidade foi reconhecida em 2017, quando a empresa obteve pela primeira vez a certificação ISO 9001-2015. Desde então, a Contmais passa anualmente pelo processo de revalidação do selo, onde todos os processos e equipe são avaliados durante dois dias por uma equipe de profissionais da certificadora SGS Brasil. E pelo quarto ano consecutivo, a Contmais teve seu desempenho aprovado no inicio deste mês. Mantendo o selo de qualidade internacional por mais doze meses.

O diferencial do processo de revalidação do selo de qualidade neste ano foi todo o processo desenvolvido de forma remota por causa do isolamento deflagrado pela pandemia e a equipe trabalhando em home office. Por esta razão, a Contmais também ganhou o status de primeira empresa brasileira a obter o certificado 100% digital.

Neide Nascimento conta que submeter todo o processo e procedimentos da rotina da empresa aos auditores foi algo desafiador e totalmente novo. “Nosso grande desafio foi fazer tudo on-line”, admite. “Na forma presencial você tem a proximidade e a prova física de todos os procedimentos. Quando o registro digital não é suficiente você apresenta o físico. Já na avaliação online, onde você não conta com tudo isso, é exigido um rastreamento muito maior para passar o digital para toda a estrutura física”.

DIFERENCIAL

 Cláudia di Fonzo ressalta que desde o inicio da empresa, em 2008, a padronização das operações, criação de uma normalização e perseguir algo que diferenciasse a firma no mercado de contabilidade foi um desejo e uma obsessão das sócias, que se materializaram em realidade há quatro anos e acabou sendo renovado em 2020. “Ter a ISO 9001-2015 é, sem dúvida, um diferencial para clientes que entendem e sabem que não é qualquer empresa que atende os requisitos da Norma”, explica. “O nosso principal interesse e todo empenho na certificação é a garantia e segurança dos registros dos processos internos”, acrescenta Neide.

Todo processo que envolve a certificação mobiliza direção e colaboradores, sempre empenhados em seguir as normas e processos internos. Ela teve inicio bem antes, com dois meses de trabalho de consultoria de uma empresa terceirizada, até os dois dias derradeiros de verificação dos auditores da SGS. A verificação da equipe certificadora envolveu todos os processos que vão do atendimento às empresas até as partes interessadas, como colaboradores, clientes, fornecedores e os governos Federal, Estadual e Municipal. A auditoria compreende desde a entrada ate a saída dos documentos e informações das empresas atendidas pela Contmais.

O certificado ISO, junto com o Programa de Qualificação em Excelência Contínua Inovação 2019 (PQEC), conferido pelo Sescon SP, trazem tranquilidade para os clientes que primam pela segurança das informações, sua regularidade perante o fisco e qualidade de serviços contábeis.

O QUE É ISO 9001?

 A ISO 9001 é um sistema de gestão com o intuito de garantir a otimização de processos, maior agilidade no desenvolvimento de produtos e produção mais ágil a fim de satisfazer os clientes e alcançar o sucesso sustentado.

O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) funciona como um instrumento para ajudar o gestor a encontrar e corrigir processos ineficientes dentro da organização. Além disso, a ISO 9001 é uma forma de documentar a cultura da organização, permitindo que o negócio cresça mantendo a qualidade dos bens e serviços prestados.

Por se tratar de um sistema internacional criado pela ISO (International Organization for Standardization), que é uma organização fundada em 1946 e sediada em Genebra, na Suiça com o propósito de desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas por todos os países do mundo, é uma ferramenta que pode ser adotada por qualquer empresa, de qualquer porte e por isso é a norma mais conhecida e adotada em todo o mundo pelas empresas de sucesso.