Desafios da indústria em 2021

Descubra 7 desafios da indústria em 2021 e algumas dicas para transformá-los em oportunidades!

O ano de 2020 impôs diversos novos desafios para a indústria tanto nacional quanto internacional. Os impactos da crise do coronavírus na indústria foram enormes, e os desafios exigirão grandes mudanças em 2021.

Internamente, as empresas enfrentam desafios de gestão e inovação para se manter e se diferenciar no mercado. No âmbito externo, enfrentam desafios de maior concorrência, sobretudo internacional, além de incertezas sobre o cenário de 2021.

Mudanças estruturais internas e externas serão fundamentais para a manutenção da indústria. As mudanças adotadas em 2020, a postura atual de cada indústria vai influenciar nos desafios e nas mudanças em 2021. Confira aqui quais serão os principais desafios enfrentados pela indústria em 2021.

1. Retomada no pós-pandemia

Adaptar-se ao novo cenário, em si, já é o primeiro desafio da indústria para 2021. Há diversos tipos de indústria com diferentes oportunidades e desafios.

Cada indústria precisa rever seu planejamento estratégico, sobretudo com estratégias de redução de custos e aumento de vendas para amenizar os aspectos negativos que em 2021 ainda estará refletindo dos piores momentos de 2020.

Além disso, a indústria deverá estar flexível para se adaptar aos diferentes cenários possíveis em 2021. A adoção de vacina e a política escolhida de imunização nacional terão fortes impactos na economia.

A indústria precisa estar pronta para lidar com esses diferentes cenários.

2. Indústria 4.0

A indústria 4.0 e a revolução da internet das coisas é um assunto falado desde antes da pandemia e que não pode ser esquecido. Algumas indústrias já estão em um estágio avançado de utilização dos recursos que integram o mundo físico ao digital, outras terão que se adaptar em 2021.

As possibilidades da indústria 4.0 são muitas, dentre automação de processos, melhoria da gestão empresarial, melhoria no processo de tomada de decisão, redução de custos e melhoria dos processos da indústria.

A indústria 4.0 envolve sensores, plataformas e diversas tecnologias que permitem a gestão virtual de equipamentos, obtendo-se dados que evitam o desperdício de recursos, melhoram os processos da indústria e reúnem informações claras e concisas em um único lugar para melhorar a tomada de decisão da indústria.

Não se adaptar à indústria 4.0 significa perder grande espaço de mercado para quem esteja usufruindo de suas melhorias e possibilidades.

3. Novos hábitos de consumo

Os hábitos de consumo do brasileiro mudaram drasticamente em 2020. Essas mudanças terão impacto direto na indústria em 2021, que terá que entender e se adaptar aos novos padrões de consumo.

Investir em plataformas online é fundamental para a sobrevivência da indústria em 2021. Isso porque os consumidores começaram a comprar muito mais online e esse processo tende a continuar em 2021.

Além disso, os consumidores estão cada vez mais conscientes sobre os hábitos de consumo. Por isso, a indústria precisa se adaptar a esses novos hábitos e fazer de seus produtos necessários para os consumidores.

Esse é um ponto sensível e fundamental para a estratégia da indústria em 2021.

4. Trabalho em home-office

Durante a pandemia, muitas indústrias se viram obrigadas a se adaptar ao regime de home-office para poder continuar com suas atividades.

Ao começar o home-office, muitas delas experimentaram aumento da produtividade de seus colaboradores e redução dos custos de sua empresa. Com isso, muitas indústrias vão manter o regime de trabalho remoto.

Entretanto, o trabalho remoto também impõe desafios. Gerir e motivar equipes que não estão fisicamente próximas pode ser difícil. Além disso, a indústria disputa seus colaboradores com o mundo inteiro agora.

Além de estratégias de motivação, é necessário também métodos de retenção de talentos. A captação de novos colaboradores também está diferente. É possível para a indústria buscar talentos mais longe e encontrar mão de obra especializada em locais mais distantes.

5. Concorrência internacional

Além dos desafios com os concorrentes nacionais, a indústria terá um desafio ainda maior com os concorrentes estrangeiros. Isso porque os países saíram do ápice da pandemia em momentos distintos.

Os países que conseguiram lidar com a pandemia e com o número de casos mais rápido se recuperaram igualmente mais rápido e saíram do pico da crise primeiro.

Com isso, eles estavam prontos para reagir ao mercado antes e poderão ocupar, por vezes, espaços antes ocupados pela indústria nacional.

A indústria em países que ainda estão no início do processo de retomada terá mais dificuldade em se ajustar para acompanhar o ritmo da indústria de países que já estejam mais avançados nesse processo.

6. Oportunidades internacionais

Esse aspecto é um desafio interno e uma oportunidade externa. A desvalorização do real pode causar impacto negativo na indústria para a venda nacional, pois alguns dos custos podem aumentar e o poder de compra pode ser reduzido.

Para quem exporta ou quer exportar, contudo, essa é uma oportunidade. A desvalorização do real torna o preço do produto da indústria brasileira mais competitivo, pois será mais barato ao se fazer a conversão da moeda.

7. Contabilidade industrial

A contabilidade industrial será ainda mais importante em 2021. Esse aspecto já era essencial, e agora toma novas proporções.

Isso porque a contabilidade de custos da indústria dá insumo para o processo decisório de cortes de gastos, por exemplo, e permite que a indústria identifique suas forças e fraquezas por meio de números para que faça decisões assertivas que vão melhorar sua produtividade.

Ter uma boa contabilidade em 2021 significará um melhor planejamento, decisões estratégicas, redução de custos e aumento da competitividade da indústria.

A contabilidade estará atrelada aos dados fornecidos pelas tecnologias da indústria 4.0 e permitirá aumento de confiabilidade e melhoria na gestão da indústria.

Dessa forma, a indústria enfrentará muitos desafios em 2021. Entretanto, esses desafios podem ser convertidos em oportunidades para quem consiga se adaptar bem e tomar novos espaços que surgiram na indústria.

Várias facilidades estão disponíveis para a indústria, dentre elas a assessoria contábil.

A Contmais assessoria pode te ajudar. Comece o seu planejamento estratégico de 2021 organizando-se ainda em 2020! A assessoria é completa, dispondo de assessoria financeira, por exemplo, que ajudará a implementar controles de previsão financeira, além de dispor de planejamento tributário e assessoria empresarial, e diversas soluções que tornarão o 2021 mais fácil.


Clique aqui para conhecer a Contmais Assessoria e fique pronto para um 2021 mais produtivo e próspero.