marketing digital nas empresas

Com a disseminação do novo coronavírus, fomos forçados a mudar de vida. Hábitos e rotinas que faziam parte do nosso dia a dia agora já são proibidos ou evitados. Com o mercado não foi diferente, muitas empresas tiveram que se reinventar. Quer saber como os pequenos e grandes negócios estão se reinventando neste período de pandemia?  Confira neste artigo!

Ninguém imaginaria que em 2020 o mundo todo estaria lutando contra um vírus invisível que forçou nossa mudança de vida.  Hábitos e rotinas que estávamos acostumados, como ir às compras, frequentar academia, igrejas, bares, já não fazem mais parte do nosso cotidiano.

Se para nós é difícil se manter em casa, imagina para os donos de estabelecimentos que tiveram que fechar seus negócios devido à pandemia. 

Os microempreendedores foram os mais afetados pela crise do coronavírus. Segundo dados divulgados pelo Sebrae, 60% dos micro e pequenos negócios que tiveram que pedir empréstimos para tentar sobreviver à crise, não conseguiram obter linha de crédito. Então, como se manter na ativa? 

Além do comércio local, que foi visivelmente impactado pela crise, as clínicas especializadas, como as odontológicas e as de estética, ainda sofrem grandes desafios econômicos para se estabelecer nesse mercado já abalado. 

Nesse sentido, o marketing digital veio com força como uma alternativa para enfrentar a crise e reestruturar as empresas mediante a tantos problemas causados pela pandemia. Entenda como funciona.

Falando um pouco sobre o Marketing Digital

Todo mundo já ouviu falar um pouco sobre as vantagens do marketing digital, mas você sabe como ele realmente atua?

O marketing digital deriva daquele tradicional marketing que ouvíamos falar antigamente. As diferenças estão nos meios e a forma como é utilizado, mas o objetivo continua sendo o mesmo: dar visibilidade para uma empresa. 

A questão é que em pleno século XXI, as empresas são muito mais virtuais do que físicas. É muito mais fácil você achar uma empresa que está presente nas mídias digitais, mas não tem um local específico de sede, do que achar uma sede de uma empresa e não encontrá-la nas redes sociais.

Porque o mundo hoje se tornou digital. E o marketing digital é isso, a forma como utilizamos a internet como um meio de divulgar e comercializar nossos produtos, serviços, empresas, além de prospectar novos clientes e ganhar visibilidade na área. 

A pandemia e o Marketing Digital

Mas, qual a relação da crise do coronavírus com o tão falado marketing digital? Tudo! Veja bem, se estamos “presos” em casa, e não temos como comercializar nossos produtos fisicamente, por onde fazemos? Pelo meio virtual! 

Com a chegada da pandemia, muitas pessoas se deram conta da importância de ter seus negócios presentes e atuantes no espaço digital. Não basta só ter uma rede social da sua empresa, é necessário ser ativo no meio digital e consequentemente ganhar notoriedade.  

Essa é uma das maneiras que as empresas acharam de conseguir manter seus negócios ativos, apesar da crise. Mas, e quando a empresa oferece serviço e não um produto especificamente? 

O Marketing Digital nas clínicas especializadas

É fácil pensar na comercialização virtual quando se tem um produto concreto para isso, mas quando é a divulgação de um serviço como por exemplo, um consultório odontológico ou uma clínica de estética, é um pouco mais complicado visualizar como o marketing funciona. Mas é simples. Confira:

Marketing de Conteúdo

Uma das ferramentas do marketing digital é o marketing de conteúdo. Este tipo é uma forma de divulgar sua empresa e seus serviços através da produção de conteúdo, muitas vezes, escrito sob demanda do seu público-alvo.

Vamos a um exemplo prático:  digamos que uma clínica odontológica está investindo no marketing digital e no marketing de conteúdo. Criam-se um site próprio para a clínica e dão início a um blog.

Este blog falará sobre assuntos da especialidade da clínica, que pode ser por exemplo, a forma inovadora de extração de dente ou um aparelho ortodôntico capaz de consertar os dentes de forma rápida. 

O importante neste caso é sempre ter conteúdos originais que abordem assuntos relacionados com a clínica, mas que seja inovador na internet. Essa é uma das formas de falar sobre seu negócio sem necessariamente vender diretamente seu produto. Ganha-se aqui notoriedade e sua empresa se transforma em autoridade no seu segmento. 

Mas, basta apenas escrever um conteúdo e pronto? Não. Um bom conteúdo é fundamental, mas ele precisa estar alinhado às formas de divulgação. 

As mídias digitais como aliadas

Não adianta só escrever no seu blog, é preciso que este conteúdo chegue até o seu público-alvo para que eles se tornem, enfim, seus futuros clientes. Utilizar as mídias sociais a seu favor é uma grande estratégia para fazer essa divulgação.

Compartilhe no Facebook, Instagram, LinkedIn, Whatsapp. Seja ativo nesses meios e os transforme em uma forma de manter uma relação com seus clientes antigos, a fim de fidelizá-los, e criar uma nova relação com seus futuros clientes, a fim de conquistá-los. 

Onde encontrar o público ideal

Porém, quando se está começando do zero, é muito difícil perceber onde está o público ideal.

Neste caso, uma das ferramentas muito utilizadas é a estratégia de SEO, que nada mais é do que técnicas de otimização do seu site para os mecanismos de buscas mais reconhecidos, como por exemplo, o Google. 

O sonho de toda empresa que investe no marketing digital é ser encontrado nas primeiras páginas do Google. Para que isso ocorra é necessário algumas táticas para serem feitas no seu site como:

  • uso de palavras-chave correta;
  • criação de um nome fácil para ser encontrado;
  • utilização de links externos relacionados ao seu conteúdo;
  • produção de conteúdos de qualidade e frequência de postagem. 

O uso de palavras-chave, é muito mais importante do que algumas pessoas imaginam. Mas é com elas que o seu público poderá te encontrar.

Por exemplo, voltando ao caso da clínica odontológica, colocar palavras-chave no texto como “aparelho transparente preço” ou “aparelho ortodôntico transparente” faz com que as pessoas que buscam por tais procedimentos no Google consiga achar seu site mais facilmente. Assim, você será notado e isso, ajuda a prospectar futuros clientes/pacientes. 

Reinventar sempre

Quando se tem um empreendimento, reinventar precisa ser muito mais do que apenas uma palavra no seu vocabulário, ela precisa estar presente a todo momento. 

Porque, na realidade, o mercado é competitivo e se você não se adapta, e não reinventa a partir de crises ou abalos, dificilmente você conseguirá sobreviver neste meio. 

Adapte-se às exigências do mercado, esteja sempre atualizado e não se acanhe com os problemas que virão. Agindo assim, você conseguirá lidar com esta e as demais crises, sabendo passar por cada desafio, seu negócio só tende a crescer. 

Conteúdo produzido por Beatriz Estima, redatora na empresa Clínica Ideal