contratação

Com a economia e o quadro político praticamente estabilizado, e os indicadores apontando para mais um ano de expansão, com crescimento acima de 2% nos negócios ao longo do ano, os micro e pequenos empresários devem investir e contratar mais funcionários ao longo de 2020. Este é o resultado de uma pesquisa trimestral realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) junto a empresários de todo o Brasil, que acaba de ser divulgada.

O levantamento apontou que 41% dos entrevistados devem aumentar seus quadros de funcionários e 73% acreditam na expansão do faturamento do seu negócio ao longo do ano. No que diz respeito a contratações, o percentual é o maior desde que o estudo foi lançado, em 2017.

Quando o levantamento é analisado pelo porte da empresa e o setor de atividade, a Sondagem Conjuntural revela que o otimismo em relação à economia é maior entre os donos de Empresas de Pequeno Porte (EPP) e os que atuam na Construção Civil.

O otimismo apurado pela pesquisa também se reflete no quesito novos investimentos: 65% pretendem realizar investimentos em 2020. Essa expectativa é liderada pelas Empresas de Pequeno Porte (69%)

INVESTIMENTO EM TREINAMENTO

Ao mesmo tempo em que as empresas pretendem ampliar o quadro de funcionários, elas se deparam com uma dificuldade vivida por mais da metade das empresas em funcionamento: a falta de profissionais qualificados, mesmo diante de um contingente de mais de 12 milhões de pessoas desempregadas no Brasil.

Para equacionar essa conta, 71,8% dos micro e pequenos empresários ouvidos disseram que devem dar oportunidades para pessoas sem experiência, oferecendo cursos e treinamentos. Vale destacar que as pequenas e médias empresas são as maiores geradoras de empregos no Brasil, com 72% dos contratos com carteira assinada.

Confira mais dados da pesquisa de Sondagem Conjuntural do Sebrae!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *