mulheres empreendedoras

Nos momentos de crise, a contabilidade ajuda a reduzir custos de forma inteligente

O isolamento social e outros desdobramentos advindos da pandemia da Covid-19 trouxeram mais desafios para a vida, que já não era fácil, das mulheres empreendedoras. A redução de custos aparece como palavra de ordem nesse momento para encontrar novos caminhos para manter o negócio em operação. Porém, essa redução deve ser feita de forma muito criteriosa para não causar impactos negativos, causando insatisfação nos clientes. Se perder clientes é sempre motivo de preocupação, imagine na conjuntura atual.

A sócia do escritório Contmais – Assessoria Contábil, Neide Nascimento, participou de uma transmissão no YouTube, em nosso espaço Conversa Empreendedora, explicando os benefícios de ter a contabilidade da empresa em dia. “Com a organização desses processos, nós temos ferramentas para interpretar os indicadores da empresa junto com a cliente para que ela tome decisões capazes de ajudá-la a sair da crise”, explica Neide, ao comentar que, ao agir por impulso, a empreendedora acaba por dificultar ainda mais a situação da empresa.

Ao falar desse comportamento, Neide cita alguns erros cometidos pelas empreendedoras nesse processo. “É comum que elas troquem uma matéria-prima por outra mais barata, o que prejudica a qualidade do produto, substituam profissionais experientes por outros sem experiência ou qualificação, agindo na ansiedade de resolver uma situação, deixando de consultar a contabilidade”, lamenta Neide, ao ponderar que é necessário pensar também nas consequências destes cortes, inclusive no pós pandemia. “Às vezes, a renegociação com um fornecedor já dá um fôlego para o negócio, sem comprometer a qualidade do produto”, raciocina Neide.

Ela lembra que a contabilidade da empresa responde pela gestão de pessoas, gestão tributária, gestão de custos e até mesmo pelo acompanhamento de boa parte das leis trabalhistas, tendo condições de aconselhar a empreendedora na busca por alternativas. Neide reconhece que esses assuntos são complexos, o que reforça a necessidade de bons parceiros nessa área para que a empreendedora foque a energia na manutenção do negócio.

Neide lamenta que, por não manter as obrigações contábeis em dia, seja em relação aos documentos ou aos tributos, muitas empresas não puderam recorrer ao plano de auxílio disponibilizado pelo Governo Federal. “Por não ter essa organização da empresa, muitas não puderam contar com esse auxílio, que seria um fôlego na superação da pandemia”, finaliza a sócia da Contmais, reforçando que a entrega dos documentos solicitados pela contabilidade já é um passo importante para que a contabilidade seja uma aliada da empreendedora.