Planejamento Financeiro

O planejamento financeiro é fundamental para o bom desempenho de qualquer empresa. Encontre aqui as melhores dicas para o seu planejamento de 2021.

O planejamento financeiro é fundamental para qualquer empresa. Depois de 2020, esse planejamento se tornou ainda mais importante.

Isso porque muitas empresas foram fortemente impactadas pela crise do coronavírus e terão que se reinventar em 2021.

Além disso, os acontecimentos inimagináveis mostraram a necessidade de flexibilidade no planejamento empresarial para se adaptar ao máximo às diferentes situações.

As empresas já estão fazendo em 2020 um planejamento de 2021 com base nas diversas possibilidades em diferentes cenários.

A gestão de finanças é parte fundamental do planejamento para 2021, tanto para empresas que querem se reerguer quanto para as que querem se manter no mercado.

Confira aqui as melhores dicas para um planejamento financeiro eficaz para 2021.

1. Diagnóstico da empresa

O primeiro passo para um planejamento financeiro eficaz é fazer um diagnóstico completo de sua empresa.

Deve-se fazer um diagnóstico de desempenho financeiro de 2020 para entender quais foram os impactos em sua empresa, se ela foi beneficiada ou prejudicada pelos efeitos do isolamento social, e como melhorar o desempenho em 2021.

É preciso ter uma visão completa da empresa, compreendendo à  estrutura de seu negócio. As informações devem ser precisas para que o gestor decida quais os setores ou produtos da empresa possibilitam cortes de gastos ou aumento de investimentos.

Para um planejamento eficaz, o diagnóstico da empresa deve mostrar exatamente onde os recursos foram gastos e qual foi o retorno obtido para se fazer decisões assertivas.

2. Diagnóstico do mercado e prospecções

Fazer um diagnóstico de mercado em meio ao cenário atual pode parecer um desafio. Entretanto, é preciso utilizar as informações, dados e probabilidades existentes para se fazer análises e prospecções do seu nicho em 2021.

É a partir dessa análise que a sua definição de metas e objetivos financeiros será mais assertiva.

Uma das possibilidades para esse diagnóstico é traçar três possibilidades de cenários possíveis para o ano. Um será um cenário otimista, outro realista, e o terceiro cenário será pessimista em relação ao mercado e às ocorrências que estão ligados à sua empresa.

O plano financeiro de sua empresa deve deixá-la apto tanto para estratégias mais agressivas de crescimento quanto para lidar com cenários ruins de recuperação financeira.

Essa flexibilidade em diferentes situações será um fator chave para o seu planejamento estratégico e para o sucesso de sua empresa.

3. Trace oportunidades de curto prazo

Depois de passar pela pandemia, trace planos de emergência de curto prazo para amenizar os efeitos negativos do fechamento do mercado consumidor durante o isolamento social.

Considere cortes de gastos e estratégias de redução de custos e aumento de vendas para amenizar os efeitos da pandemia nas finanças de sua empresa.

4. Definição de objetivos e metas claros

Depois de fazer os diagnósticos da empresa e do mercado, devem ser estabelecidos objetivos e metas claros e realistas.

Deve-se pensar tanto no curto quanto no longo prazo, buscando aprender dos fatos passados e estabelecer objetivos e metas futuras que levem em consideração o perfil da empresa.

Os objetivos e metas devem ser claros e tangíveis. Se a empresa passa por dificuldades financeiras, o momento é de cautela e paciência.

Se as dívidas de 2020 serão pagas em 2021, por exemplo, esse é um momento de renegociação e de contenção de gastos, sendo os investimentos em crescimento mais contidos.

5. Prepare suas estratégias para 2021

Definir estratégias financeiras para atingir os objetivos e metas para 2021 é muito importante. Basicamente, os objetivos e metas são o “porquê”, enquanto as estratégias são o “como” fazer.

Para isso, à empresa deve identificar seus erros e seus acertos, definindo assim onde investir seus recursos.

Seja em recursos humanos ou materiais, é preciso ter uma estratégia clara de gestão para que os resultados sejam mais amplos.

6. Aspectos Tributários

Dependendo do setor da sua empresa, várias mudanças fiscais ficaram especificamente estabelecidas para 2020, com prazo determinado para terminar.

Se sua empresa se encaixa em uma das categorias ou especificações descritas, esteja pronto para se adaptar a novas regras em 2021, sem as isenções e possibilidades permitidas em 2020.

7. Estudo do Fluxo de Caixa

O fluxo de caixa é parte fundamental do planejamento financeiro para o ano.

Ele é o cálculo de tudo o que entra e tudo o que sai do caixa da empresa por um período de tempo, sendo parte importante do planejamento financeiro e da noção de fontes de recursos no ano que está chegando.

8. O seu ciclo financeiro e o equilíbrio das contas de sua empresa.

O ciclo financeiro é o tempo decorrido entre o pagamento dos fornecedores e o recebimento do valor investido em vendas.

Quanto maior esse tempo, maior o capital de giro necessário à sua empresa. Esse dado é fundamental para entender melhor os custos da empresa.

Além disso, outro dado importante é o equilíbrio das contas de sua empresa.

Esse equilíbrio é o valor necessário em vendas para que à empresa cubra seus gastos e gere lucro em determinado período.

9. Monitore e revise seu planejamento financeiro

O planejamento financeiro bem feito não requer tantas modificações ao longo do ano, a menos que os fatos fujam muito das realidades imagináveis, como foi o caso de 2020.

Entretanto, monitorar à aplicação do seu planejamento financeiro e ajustá-lo sempre que necessário é fundamental para a sua empresa.

10. Contrate profissionais da área para fazer um planejamento financeiro mais assertivo e eficaz

Sobretudo em um cenário de tantas incertezas quanto o atual, contratar profissionais da área contábil pode ser uma excelente ideia.

Isso porque eles estão prontos para analisar todos esses fatores citados, entendendo as especificidades de sua empresa e mantendo as contas em dia para que você foque no que realmente importa para a sua empresa.


Faça um planejamento financeiro para 2021 de forma mais rápida e eficaz para a sua empresa. Clique aqui para conhecer as diversas soluções da Contmais e melhorar seu planejamento para 2021 agora mesmo.