Nesse artigo iremos aprender:

Plano de negócios

Você sabia que 6 em cada 10 empresas encerram suas atividades ainda nos primeiros 5 anos de vida? É claro que muitos são os fatores envolvidos nesta trajetória, incluindo a recessão econômica. No entanto, há mais fatores que merecem atenção. A falta de planejamento é um deles.

Antes de tirar a sua empresa do papel, é necessário planejar cada passo do negócio. O plano de negócios é a ferramenta ideal para essa demanda, já que ele desenha todo o alcance do negócio, metas e objetivos, além das ações que deverão ser aplicadas em momentos de instabilidade.

Tem dúvidas sobre como fazer um plano de negócios? Então fique atento ao conteúdo a seguir. Você aprenderá, em poucos e simples passos, como planejar a abertura da sua empresa. Boa leitura!

Plano de negócios em 5 passos simples

Apesar do plano de negócios ir além da montagem de uma estrutura – sim, após montá-lo você precisará criar simulações de cenários e realizar diversas análises – é de grande valia aplicar alguns passos para sua eficácia.

Acompanhe agora  5 ações pelas quais um plano de negócios de sucesso deve ser submetido.

1. Sumário executivo

No Sumário Executivo, o empresário – ou pessoa delegada por ele – reunirá informações gerais sobre o empreendimento. Tais informações devem estar claras ao interlocutor, de modo que a ideia do negócio seja positivamente avaliada por quem a lê.

Como se trata de um documento que levanta os principais tópicos contidos no Plano de Negócios, o ideal é que ele seja desenvolvido após os demais tópicos. Assim, o conteúdo torna-se mais completo e embasado.

Um bom sumário executivo contém a descrição da empresa, de seus sócios e dados pontuais do negócio, como estrutura e localização.

2. Análise de mercado

A análise de mercado é caracterizada pelo estudo da concorrência, dos fornecedores e, principalmente, do público-alvo. Tal estudo é importante para mapear a inserção da empresa no mercado, reunindo informações relevantes e que serão utilizadas futuramente em estratégias.

Para analisar o seu segmento, avalie questões como o tipo de clientes que a empresa possui (pessoa física ou jurídica), frequência e canais de compra, qualidade dos concorrentes, canais e qualidade do atendimento, melhores fornecedores, prazos de entrega, formação de preço dos concorrentes etc.

3. Plano operacional

O plano operacional relaciona-se diretamente com a venda dos seus produtos. Essa análise delimita todos os requisitos necessários para que os produtos sejam disponibilizados ao público.

Mas, neste cenário, quais informações devem ser apresentadas no plano de negócios? Tempo de produção, quantidade de funcionários necessária, qualificação da equipe, capacidade de armazenamento e mapas logísticos são alguns exemplos.

4. Plano de marketing

O plano de marketing deve apresentar, de maneira detalhada, cada um dos produtos existentes na empresa – sempre acompanhados de possíveis variações, cores, sabores, rótulos, descrição.

Também cabe nesta seção do plano de negócios as estratégias que serão utilizadas para divulgação e distribuição dos produtos. Experimente responder questões como comparação entre preço e qualidade, canais de distribuição, métodos de entrega e frete.

5. Plano financeiro

Usualmente, o plano financeiro é a última etapa a ser realizada em um plano de negócios. Isso porque, neste momento, você já terá informações suficientes e aprofundadas sobre seus métodos de produção e distribuição.

No plano financeiro você irá estimar os investimentos operacionais (que serão necessários para que o seu negócio funcione 100%), capital de giro e os investimentos pré-operacionais (aqueles relacionados a pré-abertura, como o registo e abertura da empresa, por exemplo).

Estes são alguns passos básicos que lhe auxiliarão a construir um bom plano de negócios. No entanto, é interessante inserir informações e processos extras, que variam de acordo com o segmento do negócio.

Alguns cursos online, como o Curso Online Plano de Negócios do portal Educamundo, trazem conteúdos completos e atualizados sobre o tema. A plataforma é referência em cursos online com certificado e não possui mensalidades. O investimento é único. Vale a pena explorá-la!

Ficou com alguma sobre a criação do seu plano de negócios? Deixe seu comentário e vamos conversar sobre o assunto!

Deixe seu e-mail e receba conteúdos exclusivos

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *